quarta-feira, 18 de junho de 2008

Filha... Princesa... Flor... Sol... Adriana!!
A vida por vezes não é aquilo que nós queremos, ás vezes,os nossos desejos e sonhos são adiados ou interrompidos, outras vezes são mesmo dificeis de realizar, mas isso não quer dizer que temos de deixar de sonhar ou desejar... porque se nós acreditarmos muito mas mesmo muito, se nós confiarmos muito e com todas as nossas forças, nós conseguimos!
Acredita, tem fé, luta, sonha, deseja e eu sei que tu vais conseguir! Filha, tu és especial demais para ficares triste com aquilo que não vale a pena. Tens que aprender que na vida, nem sempre as pessoas que amamos, são as mesmas que nos fazem felizes, tens que aprender que por vezes as pessoas que mais amamos, são as mesmas que mais nos magoam... Oh, princesa, quem dera a mim ter o poder de contornar todos os obstáculos da tua vida, quem dera a mim ter o poder de afastar do teu caminho todas as desilusões e decepções, mas eu sei que não posso... porque é através delas que nós crescemos e amadurecemos, faz parte da vida, meu amor... se tens vontade de chorar, chora... tens vontade de gritar, grita... fala, diz o que sentes... deita tudo para fora, não guardes as coisas más dentro de ti, princesa! Tu tens o direito de falar o que sentes mas lembra-te SEMPRE que a maior chapada são aquelas sem mão, por isso meu amor, nunca percas a razão ao seres mal educada... eu sei que tu sabes do que falo. Podes gritar, podes chorar, podes falar e deves... estás magoada, sentida, revoltada, triste e eu sei que tens razão, por isso aqui estou para te levantar, para te dar a minha mão, para que juntas possamos continuar a nossa longa caminhada... lado a lado, sempre!
Filha, até aqui a mãe sempre tentou explicar-te as atitudes de certas pessoas para contigo, tentei sempre conversar contigo, tentando justificar atitudes, acções e comportamentos para que tu não sofresses, para tentar atenuar a tua dor... só que eu não posso continuar a fazer isso, pois eu não posso nem devo justificar as atitudes dos outros por muito absurdas que sejam, entendes? Até aqui, eras muito pequenina e eu, tentei sempre proteger-te da falta de sensibilidade de outros mas não posso continuar a proteger-te tanto, filha... tu tens que crescer, tens que aprender a lidar com situações dessas, tens que aprender a "resolver" os assuntos do teu coração e da tua cabecinha... sozinha... se tens dúvidas, não te retraias, enfrenta-as!!! Não tenhas medo, fala, questiona, argumenta... não deixes que te façam ser uma pessoas oprimida, NUNCA!!! Tens o direito a falar sempre, tens o direito a ter sentimentos e a falar deles... tens tantos direitos e nunca abdiques deles! Filha, para o teu bem, eu não posso continuar a proteger-te tanto dos outros mas, vou continuar sempre aqui lado a lado contigo, dando-te a mão, dando carinho, apoio, amor e tudo o que precisares para te ergueres e continuares a caminhada porque juntas seremos sempre VITORIOSAS!!! Não penses, filha, que és a única a sofrer desilusões no mundo, infelizmente não és. Há tanta criança por aí, como tu... eu sei que nunca devemos nos comparar aos piores mas sim, sempre aos melhores... mas há alturas na vida, como esta, em que dificilmente conseguimos nos comparar aos felizes... mas também sei e acredito que dia, não são dias e, que momentos como este serão muito poucos na tua vida, porque acredito e sei que tu vais ser muito feliz, pois só os grandes pensadores podem chegar onde tu consegues chegar, só os grandes aventureiros, os mestres, os enormes corações, pessoas grandiosas e puras, chegam onde tu consegues chegar... tu és como um pássaro, filha... voas alto... voas pela estrada da vida com determinação, força e coragem... nada temes e vês aquilo que muitos com o triplo da tua experiência de vida, nunca conseguiram ver e, talvez nunca o irão conseguir! Ensinas tanto princesa, com esse teu coração grandioso, tu és uma lição de vida para muita gente e, eu sei que ainda tens muito para ensinar. Não deixes que pequenos pormenores de pessoas vazias, teimosas e orgulhosas abatam essa tua energia, essa tua vontade de vencer, essa tua necessidade de dar e amar... continua a dar, continua a amar da mesma forma que até aqui amaste... não deixes que a revolta, a mágoa e o ressentimento tomem conta do teu coração, não deixes que sentimentos mesquinhos ocupem o lugar de sentimentos tão gratificantes e benéficos como amar, dar e partilhar! O que importa na tua vida, és tu filha. Os problemas e as pessoas só têm a importância que nós lhes queremos dar, entendes? Ou seja... se tu não deres demasiada importância áquilo que te está a afectar agora neste momento, verás que depressa passará... por vezes na vida, a melhor solução é simplesmente... aceitar.
Aceita, filha! Perdoa! E põe o teu coração ao alto... continua a ser a pessoa maravilhoa que és, continua a amar, a dar... tudo aquilo que for teu, a ti virá!
Há coisas na nossa vida que não estão simplesmente destinadas a acontecer, outras são simplesmente inevitáveis, independentemente da nossa vontade de as querer ou não... resta-nos aceitar e seguir em frente! "Pedras no meu caminho, guardo-as todas, um dia vou construir o meu castelo" eu sei, que tu vais construir o teu lindo castelo e vais ser uma linda e boa princesa e bastante feliz, eu sei filha, eu sei! Nunca te esqueças destas sábias palavras, o coração de uma mãe nunca se engana! Há tanta coisa que eu queria que tu soubesses, filha... sem que fosse preciso eu dizer!... Já escrevi tanto e parece que ainda tenho tudo por te dizer... quem dera a mim ter o poder de mudar tanta coisa, mas não tenho... não consigo mudar o coração das pessoas, a cabeça... e as pessoas ou são inteligentes, ou são burras e ignorantes, mas isso é uma opção pessoal que cada um toma em relação à sua própria maneira de estar e de viver a sua vida! Se as pessoas soubessem que todo o mal ou bem que praticam na vida lhes é retribuido a dobrar... com certeza teriam o cuidado de fazer os outros muito mais felizes, deixando de serem vazias, orgulhosas, teimosas, egoístas, frias... sei lá, com toda a certeza que estas feias palavras eram substituidas em grande nivel por: sinceridade, pureza, amabilidade, genuinidade, integridade, ternura, bondade, humanidade, simplicidade, lealdade.. e tantas mais... as pessoas eram mais dedicadas, amadas, compreensivas, tolerantes, amigas, viveríamos num mundo tão mais feliz e simples... mas esta, não é a realidade da nossa vida, pelo menos, ainda!! Nós não podemos mudar as pessoas, apenas podemos aceita-las ou não, podemos ainda tentar nos moldar aos feitos delas, fazendo algumas cedências, sendo tolerantes e compreensiveis... não podemos exigir que sejam como nós gostaríamos que elas fossem... tens que aprender que o facto destas pessoas serem teimosas, casmurras (como tu dizes), brutas e orgulhosas... não fazem delas, más pessoas, nem quer dizer que não gostem de ti, apenas tiveram uma educação diferente da tua... da minha... apenas têm personalidades diferentes, têm uma maneira diferente de viver, de amar, de sentir, de agir... eu acredito, que tu consegues mudar muitas coisas nestas pessoas, basta quereres... mas tens que querer mesmo e muito! Por vezes, são as crianças que "educam" os adultos, é verdade...
olha para nós duas, quantas vezes eu já aprendi contigo em pequenas coisas no dia-a-dia... sou eu que te dou educação, é certo, mas são tantas as vezes que és tu que me ensinas algo que nunca ninguém na vida tinha tido a capacidade de me ensinar... obrigada por isso, princesa!
Filha do meu coração... voltando a ti e só a ti:
"Se existem pessoas que fazem a questão de não quererem que tu faças parte da vida delas, participando em seus dias, partilhando momentos, ideias, decisões, opiniões, alegrias e tristezas, sorrisos e lágrimas, dúvidas, aventuras, descobertas, emoções... tudo o que a vida nos oferece... é porque essas pessoas simplesmente estão um pouco deturpadas, tu podes fazer com que essas pessoas mudem, que aceitem que estão enganadas, que tens muito que lhes dar, que também a elas as amas de verdade, que as queres presentes nos momentos da tua vida, que queres que elas também lutem por ti pois tenho a certeza que elas querem também lutar por ti... apenas ainda não foram "sacudidas" para perceberem o quanto estão erradas!!

Filha, se não queres sofrer, muda.... ainda és muito pequenina para teres grandes opiniões e, tomar decisões sozinha mas, já sabes de certeza algumas coisas que queres e, quando queremos muito uma coisa lutamos por ela, fazemos com que essas pessoas vejam e percebam o que estão a perder... mexe e remexe nas coisas, grita, berra, fala mas diz qualquer coisa pois de certeza que a ti ninguém vai ficar indiferente!! "
Tu és LINDA e tens um poder enorme dentro de ti, usa-o!!!
Olha bem para ti... consegues te ver? Admira-te... já reparaste bem como tu és linda?
O teu sorriso.. lindo, puro, sincero... consegues ve-lo? LINDO!!
Agora olha nos teus olhos... vês?
Como são inocentes, transparentes... vês a pureza do teu olhar?
O brilho? Que lindo olhar.... olha bem para ti, bem fundo, cada pormenor, sente cada canto do teu grandioso ser...
Agora olha bem fundo dentro de ti... consegues, Princesa?
Consegues sentir a tamanha grandiosidade do teu coração?
Meu Deus... como é grande, magnifico, lindo!!! Que Deus te abençoe, meu amor!
Tu és LINDA!! PURA!! SINCERA!! TRANSPARENTE!! MÁGICA!! Brilhas tanto, Nana...
Agora olha para mim, olha-me nos olhos e responde:
Como te vês?
O que sentes?
O que queres ou o que não queres?
Agora que já me respondeste... pensa, reflecte nas tuas respostas e continua em frente... luta pelos teus sonhos e desejos, FORÇA!!
Filha, eu estarei na primeira fila da bancada sempre para aplaudir o teu espectáculo, sempre mesmo! até lá vou continuar a caminhar LADO A LADO contigo, sempre!!"
Com amor, da tua mãe um enorme beijo e um apertado xi-xão... até já :)
Sandra

3 comentários:

Escritora disse...

Meu Deus!!!!
Como é lindo, acertado e acima de tudo sentido, tudo aquilo que acabei de ler!

Estou sem palavras, lindo, lindo, lindo...

Concordo tanto, mas tanto com o que escreveste, que sinceramente estou de lágrimas nos olhos, perante tanta grandeza e LUZ.

Beijinhos para as duas, porque não há duvida que se completam e estão a trilhar um caminho que para além de lindo, é o caminho certo...

Anónimo disse...

Parabéns Sandra!!!

Estou encantada contigo, que ser humano LINDO, que coração bondoso, que MÃE fantástica!!! Que vontade que tenho de estar contigo para te dar um grande ABRAÇO, linda. TU MERECES SER MUITO FELIZ!!! junta da tua Filha linda.

Muitos beijinhos
e muita SORTE

Constância Fontinha

Sandra disse...

Obrigada Rita e Constância, obrigada mesmo!! Vocês são fantásticas e tenho muitas saudadinhas vossas... temos mesmo que combinar qualquer coisa para matar saudades dos nossos bons tempos! Que bom ter aqui o vosso calor!! A vossa amizade de Mãe e filha tb é muito bonita e admiro-vos imenso por tudo o que são e sempre foram... é muito bom ter-vos aqui comigo. Obrigada! Beijinho enorme para as duas e voltem sempre!!